"No meu dia a dia, mantenho contato frequente com médicos, profissionais da saúde, gestores de clínicas e hospitais e, cada vez mais, vejo uma necessária busca por novas tecnologias voltadas para a saúde digital, dentre as quais destaco a telemedicina, que traz inúmeros benefícios, como a significativa redução de custos, aumento do portfólio de exames, além de possibilitar levarmos medicina de ponta para locais sem acesso.
Em 2016, uma pesquisa realizada pela Harris County Medical Society revelou que dentre os principais motivos para adotar a telemedicina no dia a dia de hospitais e clínicas estão a conveniência e o potencial de redução de custos. Como CEO e Co-fundador da Portal Telemedicina posso afirmar que temos clientes que economizaram pelo menos 30% na operação a partir da adoção da nossa solução de laudos online. Para ajudar a colocar os prós e os contras, separei dois artigos importantes que ressaltam a relevância da telemedicina para avanços na área da Saúde.
O primeiro deles trata-se de um artigo publicado no Wall Street Journal com o título "How Telemedicine is transforming health care" (Como a Telemedicina está transformando os cuidados na Saúde). O texto é escrito pela jornalista veterana Melinda Beck, colunista especializada na área, que também atuou por anos na revista Newsweek. A reportagem traz, entre outros destaques, o avanço da Telemedicina na interação entre médicos e pacientes:
"Impulsionados por conexões de internet mais rápidas, smartphones onipresentes e mudanças nos planos de saúde, mais e mais prestadores de serviços de saúde estão apostando na telemedicina para realizar seus trabalhos aumentando a prestação de serviços de saúde" (Melinda Beck) A troca de informações entre médicos remotamente, a possibilidade de especialistas renomados conseguirem analisar exames à distância e dar seu parecer estão entre os benefícios apontados na reportagem. A matéria também cita um exemplo interessante do Hospital Mercy. A UTI que adotou a telemedicina e o atendimento remoto teve uma diminuição de 35% na duração média de permanência de pacientes internados e 30% menos mortes do que o previsto no período de um ano. Como medida de rapidez da disseminação da telemedicina, a jornalista relata que mais de 15 milhões de americanos receberam algum tipo de atendimento médico remotamente no ano passado, de acordo com a Associação Americana de Telemedicina.
O médico Ateev Mehrotra, professor de Health Care Policy da Harvard Medical School, é também pesquisador e foca seus estudos buscando formas de diminuir custos e melhorar a qualidade do atendimento médico. Grande parte do seu trabalho centra-se em inovações como visitas médicas online e o seu impacto na qualidade, diminuição de custos e em como melhorar o acesso aos cuidados de saúde. Na pesquisa publicada por ele Utilization of Telemedicine Among Rural Medicare Beneficiaries, o médico ressalta a telemedicina como uma importante tecnologia por permitir o acesso da medicina de qualidade em locais remotos.
Portanto, a relevância dessa tecnologia para melhorar o acesso à saúde, principalmente em locais remotos, fica evidente. Para ajudá-lo a avaliar os prós e contras da adoção da telemedicina e, principalmente, os serviços de laudos remotos na sua clínica, listo abaixo quatro razões fundamentais de benefícios dos serviços de laudos à distância:
Reduza custos operacionais: com a adoção de laudos remotos a partir da telemedicina, não é necessário que você tenha especialistas na sua clínica. O serviço de laudo já possui uma equipe de médicos disponíveis 24h por dia para avaliar e laudar os exames em tempo real; Aumente sua clientela: a partir da telemedicina e dos serviços de laudos à distância, você poderá ampliar o portfólio de exames oferecidos com muita facilidade, pois as próprias empresas de telemedicina facilitam a aquisição ou aluguel de aparelhos para exames; Melhore a precisão dos laudos: no caso específico da Portal Telemedicina temos um sistema altamente preciso que utiliza machine learning para minimizar as chances de erro e empodera os médicos para diagnósticos cada vez mais precisos; Modernize sua clínica: os exames ficam armazenados na nuvem, não necessitam de um ambiente físico na empresa, o que traz segurança e diminuição de custos; outro importante benefício é conectar seus aparelhos médicos à internet tornando o processo de transmissão de laudos mais rápido e prático. O sistema da Portal Telemedicina está apto a se conectar a mais de 90% do parque de aparelhos instalados nas clínicas do Brasil, mesmo aqueles que não possuem conexão à internet.
Por fim, vale ressaltar que os benefícios da adoção da telemedicina vão muito além e se tornam um pré-requisito fundamental para os profissionais de saúde que querem se manter no auge da tecnologia, inovação e à frente da concorrência."
Artigo de Rafael Figueiroa publicado no Linkedin